O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou a ampliação do período de suspensão das aulas. Previstas para serem retomadas no próximo dia 11 de maio, agora a nova data é o dia 18 de maio. As atividades letivas devem ser reiniciadas, caso o número de casos de covid-19 se mantenha controlado na Capital, mediante a criação de um plano estratégico.
O decreto nº 7.890, que dispõe sobre as ações para a retomada segura das atividades educacionais em Cuiabá, foi publicado nesta terça-feira (28), no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado. As medidas prevêem a capacitação dos profissionais da educação para a identificação de casos de síndrome gripal, a higienização das unidades escolares, antes e após a realização das atividades; a oferta de produtos para higienização das mãos, como água e sabão líquido e/ou álcool em gel; o uso obrigatório de máscaras pelos alunos e profissionais da educação e, a orientação à comunidade educacional por meio de cartazes fixados nas unidades, entre outros.
Profissionais e auxiliares pertencentes ao grupo de risco, bem como de estudantes nas mesmas condições ficam dispensados da obrigatoriedade de comparecimento nas unidades de ensino.
Segundo o prefeito, o decreto define as linhas gerais do plano estratégico e a equipe da secretaria municipal de Educação está detalhando as ações que serão tomadas a fim de compatibilizar a volta das atividades presenciais nas unidades educacionais da rede publica municipal de Ensino com as medidas de prevenção de contágio pelo novo coronavírus.
“O plano de ação traz condições mínimas e será implementado se os números relacionados ao coronavírus continuem sob controle no município. A nossa previsão é de que essa flexibilização aconteça a partir do dia 18, de forma gradual e escalonada, para os alunos de creches, Centros Educacional Infantil Cuiabano e os Centros Municipais de Educação Infantil. Iremos adotar as medidas que assegurem a saúde da população, e a prevenção e combate à pandemia de covid-19”, destacou Emanuel.
Até o dia 18, o município continuará avaliando os números relacionados ao coronavírus. Uma reunião já está marcada para o dia 14 de maio.
Cronograma de retorno
De acordo com o plano, o retorno das atividades presenciais está previsto para o dia 18 de maio, de forma gradativa e por etapas. Nesse dia, voltam os alunos de 0 a 3 anos e 11 meses. No dia 25 de maio será a vez dos alunos de 4 e 5 anos. “Para o retorno desses alunos será feito um escalonamento para alternar os dias em que os pais levarão seus filhos nas unidades. Essa alternância de dias será observada até o dia 10 de junho. Os pais serão comunicados pelas equipes gestoras”, explicou o secretário Alex Vieira Passos.
Os alunos do 6º ao 9º Ano e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltam no dia 1º de junho e em 8 de junho os alunos do 1º ao 5º ano, quando o executivo municipal espera já estar superado o momento de maior risco de infecção pelo vírus. O secretário de Educação, Alex Vieira Passos lembrou que essa é uma previsão. “Como vem acontecendo desde o início, em relação às medidas adotadas pelo município, estaremos avaliando cada momento, para que sejam adotas as medidas de prevenção necessárias. Caso os números sejam diferentes do que observamos hoje, serão tomadas outras medidas”, ressaltou. (Com informações da assessoria)