13 de abril de 2023

Reunião na Seduc: Deputado apresenta propostas emergenciais para a segurança nas escolas

Durante a sua fala, o parlamentar ressaltou que neste momento é de suma importância a união de esforços entre o governo estadual, famílias e a sociedade, com o objetivo de tranquilizar a comunidade escolar.

“Propomos durante o debate, o chamamento dos aprovados no concurso da segurança pública para auxiliarem nas rondas escolares, além da contratação de vigias e implantação de câmeras e detectores de metais nas entradas das escolas. Temos uma Lei de nossa autoria que cria a Semana da Família na Escola, aplicada em abril, e defendo que a Seduc promova este trabalho que tem o foco de garantir a paz e a segurança nas unidades escolares”, explicou.

De acordo com os secretários da Seduc e Segurança de Mato Grosso (Sesp), Alan Porto e César Roveri – respectivamente -, algumas das ações sugeridas pelo deputado Thiago Silva que já serão atendidas pelo protocolo emergencial, serão providenciadas a instalação de 5.500 câmeras de monitoramento nas unidades escolares, aumento das rondas policiais, criação de um canal de atendimento com o número 197, instalação do botão de pânico nas instituições de ensino e a ampliação do quadro de psicólogos nas Diretorias Regionais de Educação.

Representando os estudantes, Daniel Vitor sugeriu que a Seduc realize um encontro estadual de agremiações estudantis com o objetivo de orientar os alunos sobre os procedimentos para garantir a segurança na escola.

Também, estiveram na reunião, representantes da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública, Conselho Estadual de Educação, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC), Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), professores, coordenadores e estudantes.