O Sindicato

Com o objetivo de obter representatividade para a categoria patronal, surgiu a primeira forma de organização de escolas particulares do Estado, primeiramente a Associação das Escolas Particulares de 1º e 2º Graus de Cuiabá, que, posteriormente, foi transformada em Sindicato ao terceiro dia do mês de dezembro do ano de um mil novecentos e oitenta e cinco. Com a criação do Sindicato, foi criada sua base territorial, bem como sua denominação que passou a ser, Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Mato Grosso - SINEPE/MT. De sua evolução foram sendo estruturadas as necessidades do setor e as funções do Sindicato em seu formato atual:


Função política: representar as escolas através de ações que possam conquistar ganhos para todo o grupo de escolas - junto ao poder público, junto aos meios de comunicação e até na esfera jurídica. Estreitar as relações entre os proprietários de escolas conhecendo suas necessidades e representando-os junto aos outros segmentos;


Função social: propiciar meios para aprimorar a atuaao dos estabelecimentos de ensino, através de atividades educacionais e culturais, promovendo e zelando pela conduta ética dos seus associados. O SINEPE-MT atua nesse sentido, também, como um espaço de troca de experiências.


Função de prestador de serviços: oferecer às escolas associadas o apoio e orientação necessários ao bom desempenho de suas atividades, nas áreas pedagógica, administrativa e jurídica.